Tradutor

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Oficina: Projetor de caixa de sapato

OFICINA : Projetor de caixa de sapato

Projetor de papelão

CONTEÚDO: Formação de imagens com lentes e funcionamento de um projetor de slide.



Materiais:- 1 caixa de sapato pintada de preto
- 1 lanterna
- 1lâmina de retroprojetor
- canetas de retroprojetor
- fita adesiva transparente fina
- fita pacote
- 2 palitos de picolé
- tesoura
- estilete
- régua

Procedimentos:

1°: Traçar em uma das laterais menores da caixa de sapato um retângulo de 8 cm X 6 cm. Recortar com o estilete, abrindo uma janela.

2°: A 1 cm de cada uma das laterais do retângulo cortado anteriormente, traçar uma linha de 7 cm. Recortar com o estilete deixando uma fenda.

3º: Cortar tiras nas folhas de retroprojetor, cada uma com 6 cm de largura. Emendar as tiras umas nas outras com a fita adesiva transparente.

4°: Deixando um espaço vazio nas extremidades da tira de lâmina de retroprojetor, desenhar uma seqüência de uma história, com a quantidade de cenas que desejar, usando para isso as canetas de retroprojetor. Cuidar para que as cenas sejam do tamanho do retângulo cortado antes e para que haja um espaço entre elas de cerca de 1 cm. Para isso deve-se delimitá-las fazendo uma margem de cada lado e deixando um espaço de 8 cm no meio para cada cena a ser desenhada e depois da margem um espaço de 1 cm entre uma cena e outra.

5º: Passar a tira de lâmina pelas fendas da caixa, deixando o primeiro desenho da história já posicionado no espaço vazio do retângulo.

6º: Fixar as pontas da tira de lâmina de retroprojetor os palitos de picolé, usando para isso a fita adesiva transparente.

7º: Fixar a lanterna no interior da caixa de sapato (com o auxílio da fita pacote) de modo que a lâmpada fique voltada para o desenho entre o retângulo.

8º: Em um ambiente bem escuro, ligar a lanterna, fechar a caixa de sapato e voltar o projetor para uma parede, onde será refletida a história desenhada. Ir passando a história, puxando-se a tira de lâminas de um lado para o outro. 
Fonte; mundo da leitura

Oficina : Jogo de pescaria

OFICINA : Jogo de pescaria
Materiais:- 1 tampa de caixa de sapato encapada
- papéis colorset de diferentes cores
- papel colorset azul
- 1 palitinho de churrasco
- 1 imã redondo
- canetinha
- tesoura
- clipes
- cola
- lã


Procedimentos:

1°: A tampa de caixa de sapato deve ser encapada com papel colorset, sendo que toda a sua superfície deve ser preenchida. Depois, deve-se recortar o papel colorset azul em forma de ondas e colá-lo ao redor da tampa de caixa de sapato. Essa tampa decorada será a “lagoa” onde ficarão os peixes.

2°: Dobrar as outras folhas de papel colorset ao meio e desenhar em suas superfícies os peixes. Para isso deve-se observar a seguinte regra: a parte côncava de cima do peixe deve ficar na parte dobrada do papel colorset, pois quando for recortar o peixe ele deve ficar duplo, com a parte de cima emendada. Recortar os peixes.

3°: Na parte que ficou emendada nos peixes, deve-se colocar um clipe.

4°: Colocar os peixes dentro da tampa de caixa de sapato. Como os peixes são duplos, ficam em pé sobre a superfície da tampa, com a parte do clipe voltada para cima.

5°: Cortar um pedaço de lã e amarrar uma das pontas na extremidade do palitinho de churrasco.

6°: Prender a outra ponta da lã no imã redondo. Essa será a vara de pescar. 



Para brincar basta posicionar a tampa de caixa de sapato que representa a “lagoa” em uma superfície plana e aproximar a vara de pescar com o imã dos peixes. Quando o imã tocar em algum dos clipes que estão nos peixes, este será fisgado! 

Fonte; mundo da leitura

Outro modelo:

Oficina : Como fazer estêncil

OFICINA : ESTÊNCIL

Materiais:
- 1 folha de plástico usada para encadernação (pode ser também uma radiografia)
- folhas sulfite 60 tamanho A4
- 1 pedaço de papelão
- tintas de diferentes cores
- pote com água e paninho
- canetinha de retroprojetor
- estilete
- pincéis


Procedimentos:

1º: Traçar na folha de plástico um desenho de sua preferência.

2º: Colocar a folha de plástico sobre um pedaço de papelão para proteger a mesa dos cortes do estilete. Com a ajuda de um adulto utilizar o estilete para vazar o desenho.

3°: Posicionar a folha de plástico com o desenho vazado sobre uma folha sulfite 60 tamanho A4.

4°: Segurar firmemente a folha de plástico sobre a folha sulfite 60 e passar a tinta de sua escolha sobre o a folha de plástico. O desenho vazado vai servir como “forma” para que na folha sulfite apareça o desenho colorido.
 Fonte; mundo da leitura
5° Retirar a folha de plástico e esperar o desenho na folha sulfite secar. 



Com a técnica do estêncil você pode fazer várias cópias do mesmo desenho, testando diferentes cores e superfícies (camisetas, paredes, folhas de diferentes cores). É melhor sempre usar folhas mais grossas, pois as folhas tipo ofício comum “enrugam” quando você passa a tinta. Deve-se cuidar também, para não passar muita tinta, pois pode “borrar” o desenho!

OFICINA : SAPO DE DOBRADURA

OFICINA : SAPO DE DOBRADURA

Materiais:- 1 quadrado de papel colorset verde de 20 cm
- 1 retângulo de papel colorset verde de 20 cm X 3 cm
- estilete
- canetinhas

Procedimentos:

1º: Dobrar o quadrado de papel colorset verde de 20 cm ao meio, para formar um vinco e desdobrar. Fazer o mesmo na outra direção. Ficará marcado em X no papel.

2°: Dobrar a ponta superior esquerda até o meio e após, dobrar também, a ponta superior direita até o meio. Ficará formado na metade do quadrado um triângulo.

3°: Levar a ponta superior do triângulo formado anteriormente até a base inferior do quadrado de papel.

4º: Virar o papel do outro lado. Dobrar um dos lados até o centro, formando um retângulo. Fazer o mesmo procedimento com o outro lado. Essas dobras formarão no papel um novo quadrado, agora menor.

5º: Dobrar a ponta superior esquerda do papel para dentro para formar um vinco e desdobrar. Fazer o mesmo com a ponta superior direita.

6º: Levar as duas pontas superiores que estão centralizadas no papel para fora, formando pequenos triângulos.

7º: Puxar a ponta superior esquerda do papel para dentro, formando um dos olhos do sapo. Fazer o mesmo com a ponta superior esquerda, para formar o outro olho.

8°: Ficarão formados no papel dois triângulos menores que serão os olhos e um triângulo maior em cima que é a parte superior da boca. Para finalizar, deve-se dobrar esse triângulo maior para trás, unindo-o com o triângulo formado do outro lado, que representa a parte inferior da boca.

9º: Dobrar o retângulo de papel colorset de 20 cm X 3 cm em três partes, formando uma tirinha.

10º: Com a ajuda de um adulto, deve-se fazer um pequeno corte com o estilete na base do corpo do sapo, logo abaixo da boca, que seja suficientemente largo para passar a tirinha de papel.

11º: Colocar a tirinha de papel no sapo, por trás do corte feito pelo estilete de forma que ele entre na dobra por dentro da boca do sapo. É esse mecanismo que fará o sapo falar.

12º: Desenhar com a canetinha os olhos do sapo.



Para brincar com o sapo de dobradura, deve-se movimentar a tirinha de papel colorset para cima e para baixo. Esse movimento fará com que o sapo movimente a boca como se estivesse falando!

fonte; mundo da leitura

Oficina : Flauta reciclada

OFICINA : FLAUTA

Materiais:- 1 embalagem vazia de leite fermentado
- 2 canudos (um fino e um grosso)
- 1 prego pequeno e 1 prego grande
- 1 borrachinha de dinheiro
- estilete
- fitas adesivas coloridas
- 1 balão
- tesoura


Procedimentos:1º: Com a ajuda de um adulto deve-se fazer um orifício na parte inferior da embalagem de leite fermentado. Esse orifício deve ser suficientemente largo para passar o canudo mais grosso. Para alargar o orifício deve-se pedir ajuda para um adulto cortar um pouco do plástico com o estilete ou utilizando a tesoura.

2º: Fazer outro orifício em uma das laterais da embalagem de leite fermentado, mas próximo à abertura do mesmo. Realizar o mesmo procedimento para alargar o orifício. Nesse orifício irá o canudo mais fino.

3º: Cortar metade do balão e fixá-lo na “boca” da embalagem de leite fermentado com o auxílio da borrachinha de dinheiro.

4º: Colocar o canudo grosso pelo orifício feito na parte inferior da embalagem, de forma que ele fique para dentro da mesma. Deixar a ponta do canudo encostar na superfície do balão e deixar cerca de 6 cm de canudo para fora da embalagem. Cortar o excedente.

5º: Fazer três orifícios no canudo grosso com o auxílio do prego menor.

6º: Colocar o outro canudo no orifício feito em uma das laterais da embalagem de leite fermentado. Deixar o canudo com cerca de 5 cm para fora da embalagem e cortar o excedente. 

7º: Decorar a flauta com as fitas adesivas coloridas. 



Para tocar a flauta, deve-se soprar no canudo mais fino. O outro canudo deve estar levemente encostado no balão. O ar reverbera dentro da embalagem e no balão, e conforme você assopra, o ar vai saindo pelos três orifícios feitos no canudo mais grosso produzindo o som da flauta!

fonte: mundo da leitura

Conteúdo do Blog!