Tradutor

domingo, 5 de maio de 2013

Plantas medicinais para cólica, gripe, emagrecimento

Cólica menstrual e intestinal, essa dor pode ser aliviada com ajuda das ervas medicinais !


As cólicas ocorrem devido à contração da musculatura lisa que forma orgãos como o estômago, intestinos e útero. Cerca de 50% das mulheres já sofreram com esse incômodo. Isso acontece por causa da prostaglandina, uma substância presente no organismo feminino." Durante amenstruação, o útero libera com o sangue menstrual grandes quantidades de prostaglandinas, que faz com que ele se contraia causando a dor da cólica, em alguns casos são tão forte que a mulher acaba desmaiando. A cólica quando moderada ou leve, pode ser aliviada com um chá quente, uma massagem ou mesmo uma bolsa de água quente sobre a região abdominal. Porém, se a dor persistir por muito tempo ou for de intensidade fora do comum, é imprescindível procurar ajuda médica.


Receitas caseiras para cólica menstrual e intestinal


1 - ERVA-DOCE E ALECRIM


Ingredientes:


2 colheres ( sopa ) de sementes secas de erva-doce
2 colheres ( sopa ) de ramos frescos de alecrim
1/2 litro de água


Modo de Preparo: Leve a erva-doce, o alecrim e a água ao fogo para ferver por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Se necessário, adoce com mel.




2 - CAMOMILA E ERVA-DOCE


Ingredientes: 


2 colheres ( sopa ) de flores e folhas secas de camomila
2 colheres ( sopa ) de sementes de erva-doce
1 litro de água 


Modo de Preparo: Em uma panela, leve a camomila, a erva-doce e a água para ferver. Espere amornar, coe e beba 1 xícara ( chá ) a cada 3 horas.




Dicas para combater a gripe

É a doença mais comum, produzida por vírus, com os sintomas característicos de espirros, prostração, mal-estar, dores no corpo, tosse, febre, irritação nasal e depois secreção ( catarro ). Pode originar doenças mais graves, tais como bronquite, pneumonia, sinusite e outras, se não for bem tratada. Deve-se evitar alimentos e líquidos gelados, choques térmicos, poeira e ambientes úmidos. Beber água em abundância e adotar alimentação composta de frutas cítricas e vegetais crus. Nos casos mais resistentes ou quando há crises muito frequentes, é necessário procurar atenção médica. As indicações a seguir auxiliam no tratamento da gipe.



Remédios caseiros para gripe


Chá de poejo- 1/2 xícara de planta fresca picada para 1 litro de água. Ferver por 2 minutos. Tomar 3 xícaras ao dia.
Tostar 3 limões no forno e, ainda quente, espremer o suco. Adoçar com mel de abelhas e tomar 1 vez ao dia.
Espremer 3 a 4 laranjas do tipo pêra ou da baía. Aquecer levemente, adicionar 20 gotas de própolis para cada xícara e tomar 1 xícara antes de deitar-se.
Bater 6 a 10 acerolas com 1 copo de água no liquidificador, coar e tomar 1 copo ( 200 ml ) 3 vezes ao dia, com 10 gotas de extrato de própolis para cada copo. Adoçar com mel.





Emagreça com sáude ! Receita caseira para emagrecer rápido

A combinação entre alimentação balanceada e exercícios físicos é o que realmente vale para quem quer perder aqueles quilinhos extras. Assim, parece que não há segredo para o emagrecimento. Mas alguns hábitos podem passar despercebidos e prejudicar o processo." Só fechar a boca não significa que você vai realmente emagrecer. Hábitos errados e escolhas insensatas podem fazer com que o seu esforço seja em vão". Problemas como prisão de ventre e retenção de líquidos também atrabapalham na redução de medidas. Portanto, o ideal é combinar atitudes que queimam gordura, fazem o intestino funcionar e acabam com o inchaço. Os chás, por exemplo, podem ser grandes aliados, já que muitos ingredientes contêm propriedades desintoxicantes. 


Chás que ajudam emagrecer


1- CHÁ VERMELHO COM LARANJA


Ingredientes: 


1 copo ( 250 ml ) de água 
1 cravo-da-índia
1 colher ( sopa ) de chá vermelho
Suco puro de 1/2 laranja


Modo de Preparo: Em uma panela, leve a água ao fogo com o cravo-da-índia e desligue quando surgirem as primeiras bolhas. Adicione o chá vermelho e deixe abafado por 5 minutos, coe e misture com o suco de laranja. Beba em seguida. se preferir, acrescente cubos de gelo e beba gelado.




2 - MIX DE HIBISCO, CEREJA E HORTELÃ


Ingredientes:


1 colher ( chá ) de flores secas de hibisco
1 xícara ( chá ) de água fervente 
1 colher ( sopa ) de limão 
2 colheres ( sopa ) de cereja picada e sem caroço
1 colher ( chá ) de folhas frescas de hortelã picadas
Gelo a gosto 


Modo de Preparo: Coloque o hibisco em uma xícara e despeje água fervente por cima. Deixe abafado por 10 minutos. Coe, espere amornar e bata no liquidificador com o restante dos ingredientes. Beba no lanche de manhã ou da tarde.




Proteja seu bebê contra gripes e resfriados. Confira receita caseira !

Com a mudança de tempo sabemos que osbebês são as principais vitimas da gripe e resfriado, pensando em algo que pudesse estar auxiliando a mamães no tratamento da gripe de suas crianças, deixamos abaixo algo simples e rápido de preparar que é uma excelente receita caseira para bebê. Confira !


Xarope de Cenoura 


1 cenoura média
1 colher de sopa de açúcar


Modo de Preparo: Primeiramente lave bem a cenoura, em seguida rale a cenoura ( pode utilizar centrífuga ou processador de alimentos), dentro algum recipiente de prefeência de vidro. Feito isso, leve o recipiente com a cenoura ralada a geladeira e deixe lá por alguns minutos, enquando ela estiver na geladeira ira soltar bastante suco. Agora basta dispensar a cenoura e acrescentar o açúcar ao suco.




Consumo: Dê para o bebê várias vezes ao dia.


Observação: Este xarope caseiro além de combater gripe e resfrido ajuda a eliminar o catarro e a tosse, devido a grande concentração de vitamina C auxiliadas também pelas propriedades antitússicas também presentes na cenoura. Para bebês com mais de 1 ano pode perfeitamente fazer uso do mel ao vez do açúcar.


Contra-Indicação: não utilizar este xarope caso o bebê tenha diabetes.



Chá de angélica excelente para cólicas intestinais, cólicas estomacais, tratamentos de bronquites e outros benefícios. 

Os princípios ativos da angélica ( angélica sylvestris ) são: o felandreno, de ação digestiva e espasmolítica, a a angelicina, que exerce uma ação sedativa e equilibradora sobre o sistema nervoso. A estes princípios ativos se devem as suas autênticaspropriedades medicinais.




Para que serve o chá de angélica ?


Funciona como um excelente tônico e estimulante das funções do aparelho digestivo, aumentando a secreção de sucos gástricos, eliminando os gases e fermentação intestinal. Também é indicado para tratamento de bronquites, cãibras, anemia, convulsões, cólicas estomacais e intestinais, problemas menstruais, além de pulmões, fígado, rins, bexiga entre outros. Segue abaixo a receita para o preparo do chá.


MODO DE PREPARO: Misture 20g de raízes de angélica para 1 litro de água. Ferva entre 10 a 15 minutos, depois coe e beba.




CONSUMO: Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia.




Não deixe a gripe derrubar você ! Receitas medicinais para gripe e resfriado.

Difícil passar um período muito longo sempegar uma gripe ou resfriado. Por mais que o organismo esteja saudável e blindado contra o vírus, uma vez ou outra a doença ataca e aí o jeito é cuidar dos sintomas. Justamente por serem causadas por vírus,gripes e resfriados não têm cura por meio de remédios. No entanto nesses casos uma das opções é utilizar as ervas em forma dechás medicinais tratar os sintomas, com febre, irritação na garganta e secreção de muco.




Xarope Caseiro Para Gripe 


Ingredientes:


2 folhas frescas de sálvia 
3 flores de sabugueiro
2 folhas frescas de poejo
2 folhas frescas de eucalipto
1 colher ( sopa ) de açafrão em pó
300 g de mel


Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Guarde em um pote limpo e seco, com tampa. Tome 1 colher ( sopa ) 3 vezez ao dia. Crianças devem tomar 1 colher ( café ) ao dia.




Aliviar Sintomas da Gripe


Ingredientes:


1 xícara ( chá ) de água 
1 colher ( chá ) de chá verde
1/2 colher ( chá ) de gengibre fresco ralado
Mel a gosto 
1 rodela de limão


Modo de Preparo: Em uma panela, leve a água ao fogo e desligue antes de ferver. Adicione o chá verde, deixe abafado por 5 minutos e coe. Misture o gengibre e mel a gosto. Coloque a rodela de limão, mexa e beba em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, antes de sair faça um comentário

Conteúdo do Blog!