Tradutor

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Oficina: Projetor de caixa de sapato

OFICINA : Projetor de caixa de sapato

Projetor de papelão

CONTEÚDO: Formação de imagens com lentes e funcionamento de um projetor de slide.



Materiais:- 1 caixa de sapato pintada de preto
- 1 lanterna
- 1lâmina de retroprojetor
- canetas de retroprojetor
- fita adesiva transparente fina
- fita pacote
- 2 palitos de picolé
- tesoura
- estilete
- régua

Procedimentos:

1°: Traçar em uma das laterais menores da caixa de sapato um retângulo de 8 cm X 6 cm. Recortar com o estilete, abrindo uma janela.

2°: A 1 cm de cada uma das laterais do retângulo cortado anteriormente, traçar uma linha de 7 cm. Recortar com o estilete deixando uma fenda.

3º: Cortar tiras nas folhas de retroprojetor, cada uma com 6 cm de largura. Emendar as tiras umas nas outras com a fita adesiva transparente.

4°: Deixando um espaço vazio nas extremidades da tira de lâmina de retroprojetor, desenhar uma seqüência de uma história, com a quantidade de cenas que desejar, usando para isso as canetas de retroprojetor. Cuidar para que as cenas sejam do tamanho do retângulo cortado antes e para que haja um espaço entre elas de cerca de 1 cm. Para isso deve-se delimitá-las fazendo uma margem de cada lado e deixando um espaço de 8 cm no meio para cada cena a ser desenhada e depois da margem um espaço de 1 cm entre uma cena e outra.

5º: Passar a tira de lâmina pelas fendas da caixa, deixando o primeiro desenho da história já posicionado no espaço vazio do retângulo.

6º: Fixar as pontas da tira de lâmina de retroprojetor os palitos de picolé, usando para isso a fita adesiva transparente.

7º: Fixar a lanterna no interior da caixa de sapato (com o auxílio da fita pacote) de modo que a lâmpada fique voltada para o desenho entre o retângulo.

8º: Em um ambiente bem escuro, ligar a lanterna, fechar a caixa de sapato e voltar o projetor para uma parede, onde será refletida a história desenhada. Ir passando a história, puxando-se a tira de lâminas de um lado para o outro. 
Fonte; mundo da leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, antes de sair faça um comentário

Conteúdo do Blog!